invoga-tormena

Prodígio Nacional

setembro 20, 2014 por InVoga - Nenhum Comentário

Todo badaleiro que se preze e ama Nova Iorque tem por obrigação conhecer esse nome: Fernando Tormena. Ele é o melhor contato para quem quer estar a par das baladas e restaurantes mais tops da cidade.

De um emprego no Citybank de São Paulo para o prêmio de melhor promoter de NY em 2011. Fernando foi começando devagar, sempre com muito bom humor, humildade e simpatia, e rapidamente conseguiu criar um network que vai de modelos a celebridades, até recomendações de amigos próximos: quando se está com ele, você sabe que está em boas mãos. Mas ele vai além das baladas e tem muitos planos para o futuro, inclusive está com um site quase pronto (topofthelistnyc.com), onde todos vão poder ter acesso às dicas valiosas que ele tem de NY.

invoga-tormena2

Vou começar com a pergunta clássica de quem mora em NY: Are you living the dream?
Desde a primeira vez que vim para NY sabia que queria morar aqui. Não me canso nunca! Yes! Living the American Dream! Eu amo essa cidade.

Como é a vida de um promoter em NY? Dá para ter uma rotina mesmo com tantos eventos acontecendo sempre?
Não tenho rotina! Tudo muda muito! Meu horário é muito louco! Durmo de manhã, mas eu não bebo e não fumo, descanso bastante, faço muitos esportes e atividades físicas. É o que me segura nesse ritmo.

Como aconteceu de você se tornar o melhor promoter de NY e queridinho das celebridades brasileiras (entre elas Angélica, Carol Dieckman, Ivete Sangalo e Henri Castelli) dentro e fora dos EUA?
Comecei trabalhando de assistente de uma amiga que fazia festas aqui em NY e nos Hamptons! Ao longo dos anos conquistei meu espaço e meu network foi crescendo, amigos começaram a me apresentar para amigos quando viam a NY, e dentro desses contatos acabei conhecendo várias celebridades.

Comparando NY com o Brasil, quais as diferenças mais marcantes para você, das boas e ruins?
A mais marcante é a praticidade das coisas e agilidade dos serviços nos EUA. Mas por outro lado, no Brasil, as pessoas são bem mais acolhedoras! O serviço e péssimo, mas as pessoas são muito queridas!

O que funciona em NY que não funcionaria no Brasil, ou que funcionaria bem só que falta estrutura-organização-educação?
Cash Bar na balada! Ter que pegar comanda e no final ter que enfrentar uma fila para pagar antes de ir embora, isso é bem complicado!

Você sente falta do jeitinho brasileiro ou acha que o mundo funciona melhor sem isso?
Acho que existem situações, quando não se prejudica outras pessoas, que o jeitinho Brasileiro pode ser um plus! Por exemplo, fechou o portão de embarque de um voo, mas a funcionária vê que dá para acomodar você, pois ainda estão embarcando as pessoas. Isso não custa nada e agiliza para todos! Mas quando envolve tirar vantagem das outras pessoas acho injustiça! Cortar fila, enganar pessoas não é legal.

Se você fosse um político em Brasília, quais mudanças traria da sua experiência fora do país para o nosso dia a dia?
Educação em primeiro lugar! Eu estudei em High School pública nos EUA e foi uma experiência incrível! O governo da Irlanda tem um programa para os estudantes no verão, que manda os jovens para trabalhar nas férias nos EUA, chamado Summer Jobs. O Brasil deveria fazer o mesmo. Intercâmbio cultural para nossos jovens. Aprender inglês! Nos EUA, eles sempre estimulam as crianças, desde muito cedo, a trabalhar, independentemente da situação financeira da família. Acho muito legal esse espírito de coletividade das pessoas daqui, sempre se ajudando muito.

invoga-tormena3E os planos para o futuro?
Estou pensando além das festas e eventos. Quero fazer produção de TV, estou estudando para me especializar nessa área também. Quero ajudar na produção de Programas Brasileiros gravados nos EUA e na Europa. Acho tudo isso muito legal.

Se fosse para dar um TOP 5 de restaurantes e baladas para ir em NY, quais você indicaria como must see?
De restaurants, eu indicaria o Tao Downtown, o Buddahkan, o Cherry, o Beauty and Essex e o ótimo STK Midtown. Já para baladas, indico a Lavo Brunch, o Lavo Club, a Marquee, o Provocateur e o Tao downtown Lounge.

Nem só de balada dá para viver, né? Eu sei que você é super adepto ao estilo de vida saudável, que também tá super na moda por aqui no Brasil. Então me fala, como vieram essas mudanças, e um segredinho de saúde que você tem?
Sempre malhei e nadei. Mas nos últimos anos estou com personal trainner para sempre malhar com saúde. É muito bom ter um profissional para dar um direcionamento, para dizer se você está malhando corretamente e para sempre mudar as séries. Minha dica é: Para secar e ficar com 6 packs, o segredo é correr em jejum de manhã, logo quando acordar, por 30min pelo menos, 3 vezes por semana.

Além de NY, você também conquistou os cearenses, com muitas amizades por aqui. Saiba que nós estamos de braços abertos para recebê-lo quando quiser! Algum recadinho aqui para a Terra do Sol?
Tenho muitos amigos cearenses! Eles são todos muito queridos, muito educados e simpáticos, sempre me convidando para ir ao Brasil para uma visita. Sempre que der quero voltar, pois adorei Fortaleza. Quero, com certeza, conhecer mais lugares e fazer mais amigos! O Ceará é um ótimo destino para fugir do frio.

Por: Jullie Miranda | Fotos: Carlos Cajueiro