COMO USAR O PODER DA MENTE PARA EMAGRECER

As desculpas são suas maiores aliadas na hora de driblar a dieta? De olho nos mecanismos de autossabotagem que tanto atrapalham a manutenção de um plano alimentar saudável, a nutricionista Vanessa Queiroz criou um programa de emagrecimento inteligente, cujo foco está no poder da mente. 

Principal: “Hoje pode”. “Tive um dia estressante, preciso sair da dieta para relaxar”. Quem nunca, durante um momento de alegria, tristeza, stress ou euforia, já descontou os sentimentos na comida? Pensando nessa relação muitas vezes conflituosa entre o emocional e a alimentação, a nutricionista Vanessa Queiroz criou um programa chamado Emagrecimento Inteligente, na qual atua junto ao paciente para, entre outras coisas, desconstruir algumas crenças limitantes que acabam funcionando como gatilhos da famosa autossabotagem. Ela explica que, além da avaliação nutricional e da elaboração de um plano alimentar individualizado, diversas ferramentas menos convencionais são utilizadas durante o programa, cujo número de encontros pode variar de acordo com a necessidade e disponibilidade do paciente. “Trabalho com Nutrição Comportamental, sem dietas restritivas, para fazer com que a pessoa repense/reveja sua relação com a comida”, explica Vanessa, que defende que, muitas vezes, existem fatores psicológicos por trás do sucesso ou do fracasso de um processo de reeducação alimentar. A paciente Rafaela Câmara assina embaixo do que diz sua nutri, uma vez que acredita que o método se difere dos demais justamente por buscar uma mudança de comportamento aliada aos sentimentos que temos em relação à comida. “Busca uma mudança de hábito sem sofrimento, sem radicalismo, respeitando a individualidade de cada um. Está sendo uma experiência maravilhosa!”, complementa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 95% das pessoas que emagrecem retomam o peso em menos de 5 anos. O motivo desses dados é que nenhuma dieta leva em consideração a vida real, e dietas assim não são sustentáveis, pois não aprendemos a reconhecer a fome, os motivos que levam a começar e a parar de comer e os gatilhos que desencadeiam o comer sem fome, como por exemplo, para aliviar o estresse e as emoções.

Do outro lado da bancada também está Alice Melo, que conta que, antes de encontrar Vanessa, sofreu bastante com dietas malucas e o temido efeito sanfona. “Sempre me planejei na carreira, na vida familiar e acadêmica, porém nunca havia parado para pensar em um planejamento e em metas na alimentação. Estou aprendendo a pensar antes de comer, entendendo que tenho que ter o equilíbrio, escolhendo e tendo prazer em comer alimentos saudáveis”.

As pacientes celebram a nova fase, e Vanessa também. Após a chegada do filho caçula e depois de anos de dedicação à vida acadêmica, ela agora concentra seus esforços no consultório e, claro, na criação dos seus três pequenos, que, desde cedo, têm os melhores exemplos do que é levar uma vida equilibrada.

Vanessa Queiroz – Nutricionista Esp. Nutracêuticos e Alimentos funcionais

Especialista em Emagrecimento

Mestre em Saúde Coletiva

Doutoranda em Ciências da Saúde

Rua Barão de Aracati, 1304.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.