CAMILA COELHO – CINDERELA URBANA

Focada, porém despretensiosa

Camila Coelho não sabia aonde chegaria, mas, sem dúvidas, trilhou um caminho lapidado por conquistas com os pés no chão e subiu com uma elegância singular cada degrau que a levou ao topo.

“Descoberta” pela empresária Alice Ferraz, do F*Hits, Cami hoje é considerada uma das blogueiras e youtubers de moda mais relevantes não só do cenário nacional, como fora do país, e é umas das precursoras de uma geração de meninas que decidiu mostrar ao mundo seu estilo e, consequentemente, seu poder de influenciar. Clicada em Paris, a mineirinha tranquila vive atualmente um conto de fadas da real life – com direito a príncipe encantado – e segue inspirando na ponte aérea Brasil-EUA pessoas que, como ela, buscam enxergar a vida através do belo.

Você foi morar nos EUA muito jovem, aos 14. Como se deu essa decisão de mudar de país e como é viver essa “dupla cidadania”?

Camila – Com qual país você mais se identifica e o que você carrega de cada um? Foi uma decisão familiar. Meus pais decidiram se mudar para os EUA, pois já tínhamos família aqui, mas toda a minha infância e minhas melhores recordações foram no interior de Minas Gerais. Me identifico com os dois países, cada um tem algo especial. Claro que o Brasil é onde eu nasci e então é impossível não amar o meu país. Já os EUA me deram a oportunidade de me encontrar profissionalmente.

Por conta dos trabalhos e com o sucesso da sua carreira, você está sempre no Brasil. Mas tem planos de se fixar de vez em solo verde e amarelo, ou realmente sua vida é lá?

Camila – Minha vida é nos Estados Unidos e no Brasil. Me divido entre os dois países durante o ano. Ambos me oferecem muitas oportunidades, e eu adoro trabalhar nos dois países.

Você foi eleita por uma premiação norte americana como a youtuber do ano de 2017. Como foi receber esse reconhecimento? Afinal, é uma brasileira no topo de uma lista americana.

Camila – Ter meu trabalho reconhecido é sempre algo muito especial para mim. Faço com todo o meu coração, tomo cuidado com cada palavra, cada vídeo, e tento ao máximo interagir com os meus seguidores, pois tenho muita gratidão por eles.

Seu trabalho com vídeos de tutoriais de make up – onde tudo começou – se deu de uma maneira muito despretensiosa, né? A meta não era ficar famosa, mas quando você percebeu que você e seu trabalho eram reconhecidos?

Camila – Sim, começou de uma maneira despretensiosa, com amigas pedindo dicas para fazer algumas makes, já que trabalhei profissionalmente nessa área e notei que cada vez o número de views ia aumentando e o pedido por mais tutoriais também. Foi uma surpresa quando marcas que eu sempre admirei começaram a me procurar para fazer parcerias. Um sonho realizado.

Você começou como blogueira de beleza, mas, hoje, expandiu fronteiras até o universo da moda, e essas duas áreas têm uma ligação muito íntima. Como é sua relação com a moda?

Camila – Sim, comecei pela área de beleza, mas a moda sempre foi um assunto importante para mim. Quando conheci Alice Ferraz, minha fada madrinha, tivemos uma grande conexão, e ela me apresentou esse mundo da moda, que agora também é o meu. As semanas de moda pelo mundo hoje são uma parte importante da minha vida.

Seu estilo é bem high low, e sempre podemos te ver mesclando marcas nacionais, fast fashion com grifes internacionais. Mas qual grife você sempre sonhou em vestir e hoje tem acesso?

Camila – Amo as marcas nacionais e tenho muito orgulho de vesti-las, temos muitas marcas incríveis no Brasil. As estampas brasileiras e a sensualidade nas modelagens das roupas fazem parte do meu closet. Falando de grifes internacionais, quem acompanha a minha história sabe que iniciei a minha carreira como maquiadora da Dior, então hoje ter a oportunidade de vestir a marca, acompanhar os desfiles internacionais e até ser a única brasileira a participar de uma campanha mundial só com artistas internacionais, como Natalie Portman, Robert Pattinson, Jennifer Lawrence, entre outros, é uma realização.

Aliás, como se deu a aproximação com as grandes grifes? Como elas te descobriram e passaram a te convidar para as semanas de moda?

Camila – Foi um divisor de águas na sua carreira estar entre as convidadas para as primeiras filas dos desfiles mais desejados? Como já falei, depois de ingressar na plataforma F*hits a moda chegou a mim de maneira muito rápida. Acredito que isso seja fruto de muita dedicação, pois sempre quis e até hoje quero fazer o meu melhor. Acho que sempre temos algo para aprender e compartilhar e estar numa rede com as experts do universo digital é uma troca fundamental e uma enorme vitrine para as marcas. 

A profissionalização das blogueiras é uma realidade, e muitas meninas vivem, de fato, de seu poder de influenciar pessoas. E você, como monetiza a sua influência?

Camila – O trabalho das content creators já é realidade, e a monetização já faz parte do mercado digital. Ainda existe muito espaço para crescimento e evolução. Fico muito feliz em saber que existem universidades, como a Belas Artes em São Paulo, que já acreditam na profissão e já oferecerem uma graduação em Mídias Sociais Digitais.

Falando em profissionalização, o FHits (plataforma MCN – mult channel network da qual Camila faz parte) é um instrumento que viabiliza tanto a curadoria como a solidificação da carreira das blogueiras. Qual a importância da plataforma para sua trajetória?

Camila – Fundamental! Realmente, um divisor de águas.

Esse é um mercado que vem crescendo e cada vez mais pessoas se consideram influenciadores digitais. Como você, que é uma das pioneiras e mais respaldadas, faz para se manter relevante? Existe uma preocupação em estar sempre se atualizando e se reinventando?

Camila – Como em qualquer profissão, manter-se atualizado é extremamente necessário. Novas mídias surgem todos os dias, então tento ao máximo produzir meu conteúdo de maneira que consiga compartilhar meu lifestyle de olho nas novas tecnologias. Para mim, o mais importante é não perder a essência e a minha identidade.

Você e o Icaro (Brenner, marido de Camila) estão casados há sete anos, mas juntos há 12, e ele trabalha com você. Como é manter um casamento tão sólido com essa rotina frenética e ainda saber separar trabalho de relação? Tem algum “segredo”?

Camila – Tem sim, trabalhamos juntos, porém cada um respeitando o espaço do outro. Em casa, por exemplo, nossos escritórios ficam em andares diferentes, e também combinamos de nunca falar de trabalho depois do “horário comercial”.

Você chegou ao auge da sua carreira? Já realizou tudo que pretendia ou ainda têm muitos sonhos para serem alcançados?

Camila – Os sonhos nunca acabam. Ainda tenho muito o que conquistar por meio do trabalho.

Acredita que essa profissão tem, digamos, um tempo de validade? Você pensa e se planeja para o futuro? Quais seriam seus planos?

Camila – Vivo de planos e sonhos e tenho certeza de que a profissão ainda vai muito longe. Basta estar atenta aos movimentos do mercado e ter a cabeça para se reinventar todos os dias.

Je t’aime, Paris
Confira os cinco lugares must go que Camila ama na cidade luz:

Le Bon Marché Rive Gauche – Tem a melhor seleção de moda, na minha opinião. Além das marcas consagradas, adoro descobrir novos designers que são apostas da temporada. @lebonmarcherivegauche

SPA DIOR INSTITUT – PLAZA ATHÈNEE – Melhor facial massage que eu já experimentei. Faz parte do meu ritual de beleza sempre que vou a Paris.@plaza_athenee

Restaurante Loulou – Perfeito para almoçar no verão com amigas. Reserve uma mesa na varanda com vista para o Jardin des Tuileries, uma das mais lindas de Paris. @loulourestaurant

Alexandre de Paris – Toda francesa tem pelo menos uma presilha Alexandre de Paris. Sempre que estou na cidade passo na loja da Rue de Rivoli para renovar a minha coleção. @alexandredeparis_official

Afternoon TEA, Le Dalí – Adoro quando posso fazer um break entre um desfile e outro e aproveitar o melhor da pâtisserie francesa no Le Dalí, restaurante do hotel Le Meurice. Melhor croissant do mundo! @lemeuriceparis

CARTA DA ALICE:
De: Alice Ferraz
Para: Camila Coelho
Camila, meu amor, você entrou na minha vida em um momento único: o nascimento do Fhits. Ter seu amor, sua parceria e lealdade me ajudou muito nessa caminhada. Seu sucesso é absolutamente merecido, pela profissional séria, pela amiga presente e pela luz que você traz para o mundo. Estou sempre aqui ❤ Todo meu amor e respeito.
Alice Ferraz.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.