S.O.S ACNE

#DICADEESPECIALISTA: Dra. Kessia Lopes te ensina a se livrar das famigeradas espinhas.

A gente sabe que acne é um probleminha chato que incomoda todos — de todas as idades, gênero e estilos —, se engana quem pensa que espinhas são exclusivas de adolescentes (com os hormônios à flor da pele) ou de quem ama comer chocolate. O negócio vai muuuito mais além! Conversamos com a dermatologista Kessia Lopes, expert no assunto, pra te ajudar a entender algumas causas e precauções desses monstrinhos.

(Reprodução: Pinterest)

inVoga: O que pode piorar a pele acneica? Existe algum hábito comum que seja errado e agrave as espinhas?

Dra. Kessia: A piora da pele acneica está associada a dieta rica em alimentos com alta carga glicêmica, derivados do leite, especialmente os desnatados; uso de aminoácidos do tipo wheyprotein,  alguns cosméticos, estresse, período pré-menstrual, medicamentos, como: corticóides, vitaminas do complexo B, exposição exagerada ao sol, contato com óleos e graxas e, por fim, o hábito de mexer (“cutucar”, “espremer”) cravos e espinhas, já que essa prática pode levar a infecção, inflamação e culminar nas temíveis cicatrizes.

I: O condicionador pode causar/agravar as espinhas nas costas?

Dra. K: A acne é um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos  folículos pilossebáceos, mais comum nos adolescentes com predisposição genética, atingindo com mais frequência a face, porém costas, ombros e peito também podem ser acometidos. Existe a acne cosmética que está relacionada a produtos gordurosos que, em contato com a pele, pode agravar o quadro acneico nos pacientes predispostos, como é o caso dos condicionadores, por exemplo.

(Reprodução: Pinterest)

 

I: Quais tratamentos são indicados?

Dra. K: O tratamento deve ser o mais precoce possível. Está ultrapassada a ideia de que a doença é própria da idade e, portanto, deve respeitar seu tempo. O controle da acne é recomendável não só por razões estéticas, como também visa prevenir as cicatrizes tão difíceis de serem corrigidas posteriormente. Diante disso, o tratamento pode ser tópico, oral ou associação de ambos. Vai variar, também, de acordo com a gravidade e localização das lesões. Quando não há uma boa resposta aos tratamentos e percebe-se uma tendência para cicatrizes ou impacto negativo na qualidade de vida do paciente, a isotretinoína oral está indicada, respeitando as devidas contra-indicações.

I: Quais procedimentos estéticos ajudam a melhorar a pele do paciente com acne?

Dra. K: O primeiro item para o sucesso no tratamento do paciente que sofre com acne é iniciar uma disciplina de produtos que são orientados para uso domiciliar. Limpeza de pele, peelings químicos e/ou físicos, LED e lasers são alguns dos procedimentos que auxiliam no tratamento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Você também vai gostar